Áreas de Atuação

Artrose da Coluna

Tratamento para Artrose da Coluna em São Paulo

Áreas de Atuação

Artrose da Coluna

Tratamento para artrose da coluna em São Paulo

Tire suas dúvidas

Faço questão de respondê-las
da melhor forma possível
WhatsApp

Formulário de Contato

20, spine, human, organ, biology,health

Introdução

O que é Artrose da Coluna?

A artrose da coluna é considerada uma doença degenerativa, na qual há o desgaste das cartilagens, afetando as articulações entre as vértebras. A deterioração pode ocorrer em diversas partes da coluna, sendo as mais comuns as regiões cervical e lombar.


Assim como outras articulações do corpo, a coluna vertebral também está sujeita à artrose. Nesse processo, há o desgaste e inflamações das cartilagens articulares e, então, elas são repostas por tecido fibrótico e cálcio, causando a deformação e o aumento das articulações. Sendo assim, surgem os primeiros sintomas físicos do problema.


A artrose da coluna se torna mais comum conforme a idade avança e em indivíduos que fazem uso excessivo das articulações da coluna, como os atletas. A postura incorreta e os movimentos repetitivos também podem levar à inflamação da articulação. Outros fatores que contribuem para o problema são: obesidade, genética, traumas e tabagismo.

Saiba mais sobre os

Sintomas da Artrose da Coluna

Entre os principais sintomas da artrose está a dor, principalmente na coluna, no quadril, e nos glúteos, quando o problema é na região lombar. Se for uma artrose cervical, as dores são comuns na região posterior do pescoço, nos ombros, além da sensação de formigamento e dormência no pescoço e/ou nos braços. Outros sinais que podem ser percebidos é a rigidez articular, estalos nas articulações e a limitação dos movimentos.


No início do desgaste, a artrose é geralmente assintomática, e, somente na fase inflamatória, quando a degeneração é maior, o paciente costuma sentir os primeiros sintomas. Os incômodos são mais intensos quando há a movimentação do tronco. Como uma compensação ao desgaste, também pode acontecer a formação de pontas nas extremidades, conhecidas como “bico de papagaio'', que pressionam os nervos da região, causando dor intensa.

Você tem algum desses sintomas? Vamos conversar! Clique aqui.

Tratamentos para

Artrose do Canal

Há diversas possibilidades de tratamento para artrose da coluna, dependendo das condições que o paciente apresenta. Em um primeiro momento, indica-se o chamado tratamento conservador, com uso de medicamentos analgésicos para administração da dor e alongamentos. Indica-se, também, a prática de atividade física, objetivando o fortalecimento muscular, e a redução de movimentos que possam contribuir para a piora do quadro.


Entre opções de tratamento minimamente invasivos, o médico poderá realizar o bloqueio facetário (ou Infiltração), procedimento que consiste na aplicação de medicamentos diretamente no local da dor. Outra possibilidade é a denervação química ou por radiofrequência, que visa a retirada da sensibilidade dolorosa das articulações.


Em último caso, quando o quadro de artrose da coluna é extremamente grave, há a possibilidade de uma intervenção cirúrgica. Após o procedimento, o paciente deverá seguir as orientações médicas e outras medidas complementares, como a fisioterapia.

Fale Comigo

Ficou com dúvidas a respeito desta patologia?

Entre em contato comigo e vamos conversar!

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida?

  • A artrose da coluna tem cura?

    Como todo processo degenerativo do nosso corpo, não há como reverter as alterações de forma definitiva. Então o tratamento e a vigilância tem de ser constantes.

  • Posso fazer atividade física com artrose da coluna?

    Sim, as atividades físicas de baixo impacto são recomendadas para o fortalecimento muscular e alongamento, de forma a minimizar os efeitos da artrose.

  • A infiltração é segura? Precisa ficar internado?

    A infiltração é um procedimento de baixíssimo risco, sendo realizado em regime de hospital-dia, ou seja, o paciente recebe alta poucas horas após o procedimento. Normalmente, o paciente pode voltar a rotina normal em 24 a 48 horas após o procedimento.

Agende via WhatsApp

Conheça o

Dr. Fernando Flores

Ortopedia e Cirurgia da Coluna • CRM-SP: 153.076 • RQE: 76.186


Dr. Fernando Flores é médico ortopedista referência em cirurgia da coluna vertebral, com mais de uma década de experiência, expoente na área de cirurgia minimamente invasiva e cirurgia endoscópica da coluna. 


Realizou Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de São Paulo e Especialização em Cirurgia da Coluna na USP. 


Atua na área assistencial e de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento da cirurgia de coluna no Brasil e no Mundo. É autor de diversas publicações científicas, abrangendo artigos em revistas indexadas, capítulos de livros e seminários de formação acadêmica e de residência médica. 


É médico do Grupo de Coluna do Hospital das Clínicas da USP e  Médico do Núcleo de Coluna do Hospital Sírio-Libanês. Além de operar seus próprios pacientes nos hospitais mais conceituados de São Paulo, Dr Fernando ainda capacita colegas em diversas cirurgias endoscópicas, por ser uma técnica inovadora , na qual poucos médicos possuem expertise

Saiba mais