Áreas de Atuação

Infiltrações

Infiltrações na coluna em São Paulo

Áreas de Atuação

Infiltrações

Infiltrações na coluna em São Paulo

Tire suas dúvidas

Faço questão de respondê-las
da melhor forma possível
WhatsApp

Formulário de Contato

20, spine, human, organ, biology,health

Introdução

Infiltrações

A infiltração é um método minimamente invasivo que tem sido bastante utilizado no tratamento de dores na coluna e de nervo ciático. Trata-se de um bloqueio anestésico aplicado diretamente no local que está causando os incômodos. Diferente das cirurgias convencionais, o procedimento tem poucas incisões, baixo risco de complicação e um pós-operatório rápido e confortável para o paciente.

Saiba mais sobre

O procedimento

A infiltração consiste na infusão de medicamentos diretamente no local da coluna em que há algum problema causando dor, como hérnia de disco ou compressão do nervo. Agulhas e equipamentos de alta precisão são posicionados através da pele do indivíduo e guiadas pelo médico, com o auxílio de imagens de alta definição transmitidas em tempo real. 


Em alguns casos, há necessidade do uso de contraste para que a delimitação da região que será tratada fique mais clara. Dessa forma, o especialista consegue aplicar os medicamentos diretamente na região afetada com exatidão e segurança. 


Para que o indivíduo não sinta dor, o procedimento é realizado sob o efeito de anestesia local, sem necessidade de anestesia geral. O método é realizado, geralmente, em regime ambulatorial e o paciente é liberado após 2 horas, caso não haja complicações.

Vídeos Educativos

Sobre Infiltrações


Indicações

As infiltrações na coluna são indicadas para o controle de dores na coluna decorrentes de diversos problemas que podem acometer as vértebras, como hérnia de disco, compressão dos nervos, dor lombar crônica, artroses, hipertrofia facetária, entre outros. O procedimento também pode ser realizado como um teste terapêutico na raiz nervosa, para identificar qual é a origem exata da dor.


A infiltração é usualmente contraindicada para pacientes que fazem uso de medicamentos anticoagulantes. Qualquer doença mais grave de coluna deve ser bem avaliada pelo médico antes que o procedimento seja realizado, pois, em alguns casos, há outras alternativas mais efetivas e também pouco invasivas para o tratamento, como a descompressão endoscópica.

Cuidados Necessários

Para garantir os bons resultados da Infiltração, é indispensável que você siga todos os cuidados orientados pela equipe médica especificamente para o seu caso.


De forma geral, o paciente deve ficar em repouso por 24 horas e pode retornar às atividades cotidianas de 3 a 5 dias após o procedimento. O indivíduo deve voltar ao consultório para que o médico acompanhe os resultados da infiltração.

Fale Comigo

Ficou com dúvidas a respeito desta patologia?

Entre em contato comigo e vamos conversar!

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida?

  • Quanto tempo fica sem dor após a infiltração?

    Normalmente, a infiltração consegue controlar a dor por 6 a 12 meses, período geralmente suficiente para que, através da reabilitação e mudança do estilo de vida, as causas da dor possam ser corrigidas e assim o paciente não volte a sentir dor.

  • Precisa repetir a infiltração?

    Normalmente, não há necessidade, desde que se corrijam os fatores que levaram ao surgimento das dores, como má-postura, sedentarismo, obesidade, entre outros.

  • O que é utilizado na infiltração?

    Normalmente, são utilizadas medicações antiinflamatórias e analgésicas. Atualmente, existem substâncias especiais contendo ácido hialurônico específico para coluna vertebral e também o uso de aspirado de medula óssea, contendo células totipotentes/células tronco.

Agende via WhatsApp

Conheça o

Dr. Fernando Flores

Ortopedia e Cirurgia da Coluna • CRM-SP: 153.076 • RQE: 76.186


Dr. Fernando Flores é médico ortopedista referência em cirurgia da coluna vertebral, com mais de uma década de experiência, expoente na área de cirurgia minimamente invasiva e cirurgia endoscópica da coluna. 


Realizou Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de São Paulo e Especialização em Cirurgia da Coluna na USP. 


Atua na área assistencial e de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento da cirurgia de coluna no Brasil e no Mundo. É autor de diversas publicações científicas, abrangendo artigos em revistas indexadas, capítulos de livros e seminários de formação acadêmica e de residência médica. 


É médico do Grupo de Coluna do Hospital das Clínicas da USP e  Médico do Núcleo de Coluna do Hospital Sírio-Libanês. Além de operar seus próprios pacientes nos hospitais mais conceituados de São Paulo, Dr Fernando ainda capacita colegas em diversas cirurgias endoscópicas, por ser uma técnica inovadora , na qual poucos médicos possuem expertise

Saiba mais