Dr. Fernando Flores é médico ortopedista referência em cirurgia da coluna vertebral, com mais de uma década de experiência, expoente na área de cirurgia minimamente invasiva e cirurgia endoscópica da coluna.
Realizou Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de São Paulo e Especialização em Cirurgia da Coluna na USP.
Atua na área assistencial e de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento da cirurgia de coluna no Brasil e no Mundo. É autor de diversas publicações científicas, abrangendo artigos em revistas indexadas, capítulos de livros e seminários de formação acadêmica e de residência médica.
É médico do Grupo de Coluna do Hospital das Clínicas da USP e Médico do Núcleo de Coluna do Hospital Sírio-Libanês. Além de operar seus próprios pacientes nos hospitais mais conceituados de São Paulo, Dr Fernando ainda capacita colegas em diversas cirurgias endoscópicas, por ser uma técnica inovadora , na qual poucos médicos possuem expertise
A
hérnia de disco causa fortes dores nas costas, pescoço, braços e pernas e pode gerar grandes distúrbios para a rotina de quem sofre com ela.
Contudo, é importante lembrar que existem alguns
hábitos que te ajudam a prevenir
a hérnia de disco e fugir da estatística de mais de 5 milhões de brasileiros que sofrem com a doença.
E não se trata de mudanças radicais no dia a dia. Basta cuidar da postura, controlar o peso e deixar de lado hábitos como o tabagismo.
Se você sofre com dores nas costas e quer evitar os sintomas e as crises de hérnia, continue a leitura do artigo e conheça nossas recomendações.
A prevenção requer algumas mudanças simples, desde a forma como você pega algo pesado até a escolha do sapato usado durante um longo dia de trabalho. Veja a seguir 7 dicas para evitar o surgimento da hérnia de disco.
Ao levantar objetos pesados, não dobre a cintura. O correto é flexionar os joelhos e manter as costas retas. Isso evita lesões na região lombar que geram muito desconforto.
O excesso de peso é prejudicial para sua lombar, pois sobrecarrega os músculos e tendões da região. Pratique exercícios e tenha uma alimentação equilibrada para evitar o sobrepeso.
A postura que temos ao andar, sentar, levantar e dormir, influencia no bem-estar do nosso corpo. Fique de olho para manter uma postura capaz de reduzir a tensão da coluna, sem deixar as costas arqueadas.
Se você passa boa parte do seu dia em uma cadeira, faça pausas e se alongue. Os alongamentos ajudam a reduzir a tensão muscular e aliviar dores.
O salto dos sapatos pode causar desalinhamento nas costas. Dessa forma, um ou mais discos da coluna vertebral ficarão posicionados incorretamente. Opte por calçados confortáveis sempre que possível.
A prática de exercícios é indispensável para quem se preocupa em prevenir a hérnia de disco. Os exercícios fortalecem os músculos das costas e também os tendões e ligamentos, o que contribui para evitar dores na região.
Também vale incluir exercícios aeróbicos em sua rotina para contribuir com a saúde do sistema cardiovascular.
O tabagismo é um grande inimigo da saúde. Quem pretende evitar a hérnia de disco deve largar o cigarro, já que ele enfraquece os discos ao privar o organismo do recebimento de nutrientes e oxigênio.
As crises de tosse comuns nos fumantes também são um perigo. Elas aumentam a pressão nas costas e podem prejudicar a coluna.
Nem sempre será possível prevenir um quadro de hérnia de disco. Ao receber o diagnóstico positivo, o foco será as formas de aliviar a dor.
Em muitos dos casos, a dor desaparece após determinado período. Mas em quadros agudos (mesmo que de curta duração), o repouso é muito indicado.
Descansar e evitar muito esforço durante 3 dias já ajuda a aliviar os sintomas, porém, não é preciso ficar o tempo todo deitado. Se movimente um pouco para evitar que outras regiões das suas costas e pernas fiquem doloridas.
Caso a dor esteja muito forte, o médico também pode prescrever analgésicos para auxiliar no tratamento, assim como a aplicação de compressas quentes ou frias.
Caso você esteja apresentando desconforto, dor na coluna ou em outra região afetada pela hérnia, procure um médico o quanto antes.
Assim você receberá um diagnóstico certeiro, identificando se há ocorrência de hérnia e qual o tipo da lesão.
Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato com o Dr. Fernando Flores, especialista em doenças da coluna vertebral. Agende uma consulta para esclarecer suas dúvidas e entender em definitivo a origem das dores.
Caso queira ler mais artigos como esse, acesse nossa Central Educativa e fique por dentro de todos os conteúdos.
"Foi o melhor médico que cuidou de mim. Dr. Fernando me salvou de ficar paraplégica, eu sentia dores muito fortes que impossibilitavam minha funcionalidade.
Hoje estou fazendo todas as atividades que não fazia... Obrigada, Dr. Fernando!"
- S.H.M. de A. via Instagram
"Fiquei muito feliz com a cirurgia e só tenho a agradecer a esse excelente médico e sua excelente equipe."
- K.U. via Instagram
"Deus abençoe grandemente, Doutor, pela linda cirurgia que você fez. Minha mãe está bem, sem dores e eu não tenho palavras para agradecer."
- B.S.S. via Instagram
Instituto Flores
R. Barata Ribeiro, 142
Bela Vista, São Paulo - SP
Núcleo de Coluna - Hospital Sírio-Libanês
Rua Dona Adma Jafet, 91
Bela Vista, São Paulo - SP
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato assim que possível.
Parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Responsável Técnico: Dr. Fernando Flores | CRM-SP: 153.076
Desenvolvido por Future Marketing Médico.