Como prevenir hérnia de disco?
A
hérnia de disco causa fortes dores nas costas, pescoço, braços e pernas e pode gerar grandes distúrbios para a rotina de quem sofre com ela.
Contudo, é importante lembrar que existem alguns
hábitos que te ajudam a prevenir
a hérnia de disco e fugir da estatística de mais de 5 milhões de brasileiros que sofrem com a doença.
E não se trata de mudanças radicais no dia a dia. Basta cuidar da postura, controlar o peso e deixar de lado hábitos como o tabagismo.
Se você sofre com dores nas costas e quer evitar os sintomas e as crises de hérnia, continue a leitura do artigo e conheça nossas recomendações.
Hérnia de disco: como prevenir?
A prevenção requer algumas mudanças simples, desde a forma como você pega algo pesado até a escolha do sapato usado durante um longo dia de trabalho. Veja a seguir 7 dicas para evitar o surgimento da hérnia de disco.
Levante pesos da forma correta
Ao levantar objetos pesados, não dobre a cintura. O correto é flexionar os joelhos e manter as costas retas. Isso evita lesões na região lombar que geram muito desconforto.
Cuide do seu peso
O excesso de peso é prejudicial para sua lombar, pois sobrecarrega os músculos e tendões da região. Pratique exercícios e tenha uma alimentação equilibrada para evitar o sobrepeso.
Fique atento à postura
A postura que temos ao andar, sentar, levantar e dormir, influencia no bem-estar do nosso corpo. Fique de olho para manter uma postura capaz de reduzir a tensão da coluna, sem deixar as costas arqueadas.
Faça alongamentos
Se você passa boa parte do seu dia em uma cadeira, faça pausas e se alongue. Os alongamentos ajudam a reduzir a tensão muscular e aliviar dores.
Evite o uso de salto alto
O salto dos sapatos pode causar desalinhamento nas costas. Dessa forma, um ou mais discos da coluna vertebral ficarão posicionados incorretamente. Opte por calçados confortáveis sempre que possível.
Pratique exercícios
A prática de exercícios é indispensável para quem se preocupa em prevenir a hérnia de disco. Os exercícios fortalecem os músculos das costas e também os tendões e ligamentos, o que contribui para evitar dores na região.
Também vale incluir exercícios aeróbicos em sua rotina para contribuir com a saúde do sistema cardiovascular.
Pare de fumar
O tabagismo é um grande inimigo da saúde. Quem pretende evitar a hérnia de disco deve largar o cigarro, já que ele enfraquece os discos ao privar o organismo do recebimento de nutrientes e oxigênio.
As crises de tosse comuns nos fumantes também são um perigo. Elas aumentam a pressão nas costas e podem prejudicar a coluna.
Como aliviar os sintomas?
Nem sempre será possível prevenir um quadro de hérnia de disco. Ao receber o diagnóstico positivo, o foco será as formas de aliviar a dor.
Em muitos dos casos, a dor desaparece após determinado período. Mas em quadros agudos (mesmo que de curta duração), o repouso é muito indicado.
Descansar e evitar muito esforço durante 3 dias já ajuda a aliviar os sintomas, porém, não é preciso ficar o tempo todo deitado. Se movimente um pouco para evitar que outras regiões das suas costas e pernas fiquem doloridas.
Caso a dor esteja muito forte, o médico também pode prescrever analgésicos para auxiliar no tratamento, assim como a aplicação de compressas quentes ou frias.
Procure sempre um especialista
Caso você esteja apresentando desconforto, dor na coluna ou em outra região afetada pela hérnia, procure um médico o quanto antes.
Assim você receberá um diagnóstico certeiro, identificando se há ocorrência de hérnia e qual o tipo da lesão.
Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato com o Dr. Fernando Flores, especialista em doenças da coluna vertebral. Agende uma consulta para esclarecer suas dúvidas e entender em definitivo a origem das dores.
Caso queira ler mais artigos como esse, acesse nossa Central Educativa e fique por dentro de todos os conteúdos.