Dr. Fernando Flores é médico ortopedista referência em cirurgia da coluna vertebral, com mais de uma década de experiência, expoente na área de cirurgia minimamente invasiva e cirurgia endoscópica da coluna.
Realizou Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de São Paulo e Especialização em Cirurgia da Coluna na USP.
Atua na área assistencial e de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento da cirurgia de coluna no Brasil e no Mundo. É autor de diversas publicações científicas, abrangendo artigos em revistas indexadas, capítulos de livros e seminários de formação acadêmica e de residência médica.
É médico do Grupo de Coluna do Hospital das Clínicas da USP e Médico do Núcleo de Coluna do Hospital Sírio-Libanês. Além de operar seus próprios pacientes nos hospitais mais conceituados de São Paulo, Dr Fernando ainda capacita colegas em diversas cirurgias endoscópicas, por ser uma técnica inovadora , na qual poucos médicos possuem expertise
A lombalgia é um problema capaz de criar limitações múltiplas na vida do paciente. Um diagnóstico profissional deve ser realizado porque, a princípio, a condição se revela como uma dor na coluna — na região lombar inferior. E isso pode mascarar a identificação do problema.
No geral, a dor na coluna é um problema presente na vida de muitas pessoas. A OMS alerta que 80% da população mundial tem ou ainda terá o problema.
Então, como avaliar prontamente os sintomas da lombalgia para procurar auxílio especializado? Falaremos sobre isso ao longo deste artigo. Boa leitura!
Antes de abandonarmos as mãos para nos locomover — isso há milhares de anos —, nossa coluna não tinha as mesmas caraterísticas atuais. Novos contornos foram adicionados à estrutura para mantermos o equilíbrio e nos tornarmos bípedes, como a lordose e cifose.
O resultado disso, embora revolucionário sob o ponto evolutivo, também trouxe mais pressão para as estruturas vertebrais. Sem falar nas mudanças de hábitos que as transformações sociais trouxeram consigo ao longo dos séculos.
É por isso, entre outros fatores, que a dor lombar é tão comum, atualmente.
No caso da lombalgia, especificamente, a dor irradia para uma ou ambas as nádegas, podendo chegar até as pernas. As causas para isso variam, mas podem estar relacionadas às seguintes situações:
Os sintomas da lombalgia variam. Até por isso, as pessoas tendem a demorar para procurar ajuda. Afinal, muita gente associa a lombalgia a uma simples dor na coluna.
E há, também, quem já considere que se trata de uma hérnia de disco, por exemplo.
Daí a importância do diagnóstico de um especialista. E você pode contribuir com a agilidade desse processo entendendo quais são os sintomas da lombalgia.
O primeiro deles pode surgir como uma dor (aguda ou não) na região lombar. A irradiação do desconforto pode evoluir para uma queimação, alcançando a parte de trás das coxas e até a parte inferior das pernas ou pés.
Pode ocorrer, ainda, dormência ou formigamento local, e também espasmos musculares. Outro ponto de atenção é que a lombalgia tende a piorar quando passamos mais tempo em pé ou sentados. E existe uma dificuldade maior em ficar em pé, andar ou passar de pé para sentado.
Ou seja: a lombalgia e os seus sintomas são limitantes. E ao identificar essas características, bem como a persistência da condição, um médico deve ser consultado.
Muitas vezes, o diagnóstico nem precisa vir acompanhado de um exame de imagem. As caraterísticas e os sintomas da lombalgia podem apresentar o processo inflamatório na região.
Mas existem, também, exames que favorecem a precisão no diagnóstico, como:
Isso tudo, é claro, de acordo com as características de sua condição, seu histórico e a avaliação do especialista.
O primeiro passo para certificar-se de que se trata de uma lombalgia é a busca por atendimento médico. Quanto antes você se consultar, no caso de dor ou desconforto na coluna, mais rápido o diagnóstico pode ser efetuado.
E a partir daí a melhor abordagem e tratamento vão ser avaliados a fim de lidar com o problema da forma mais assertiva possível.
Enquanto isso, você pode ir além do que aprendeu aqui, sobre os sintomas da lombalgia. Volte à nossa Central Educativa e veja outros posts que vão ajudar a entender as condições que podem estar afetando a sua coluna!
Em caso de dúvidas específicas ou agendamento de consultas,
entre em contato!
"Foi o melhor médico que cuidou de mim. Dr. Fernando me salvou de ficar paraplégica, eu sentia dores muito fortes que impossibilitavam minha funcionalidade.
Hoje estou fazendo todas as atividades que não fazia... Obrigada, Dr. Fernando!"
- S.H.M. de A. via Instagram
"Fiquei muito feliz com a cirurgia e só tenho a agradecer a esse excelente médico e sua excelente equipe."
- K.U. via Instagram
"Deus abençoe grandemente, Doutor, pela linda cirurgia que você fez. Minha mãe está bem, sem dores e eu não tenho palavras para agradecer."
- B.S.S. via Instagram
Instituto Flores
R. Barata Ribeiro, 142
Bela Vista, São Paulo - SP
Núcleo de Coluna - Hospital Sírio-Libanês
Rua Dona Adma Jafet, 91
Bela Vista, São Paulo - SP
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato assim que possível.
Parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Responsável Técnico: Dr. Fernando Flores | CRM-SP: 153.076
Desenvolvido por Future Marketing Médico.