Lombalgia: como se origina e quais são os sintomas?
A lombalgia é um problema capaz de criar limitações múltiplas na vida do paciente. Um diagnóstico profissional deve ser realizado porque, a princípio, a condição se revela como uma dor na coluna — na região lombar inferior. E isso pode mascarar a identificação do problema.
No geral, a dor na coluna é um problema presente na vida de muitas pessoas. A OMS alerta que 80% da população mundial tem ou ainda terá o problema.
Então, como avaliar prontamente os sintomas da lombalgia para procurar auxílio especializado? Falaremos sobre isso ao longo deste artigo. Boa leitura!
Lombalgia: como se origina?
Antes de abandonarmos as mãos para nos locomover — isso há milhares de anos —, nossa coluna não tinha as mesmas caraterísticas atuais. Novos contornos foram adicionados à estrutura para mantermos o equilíbrio e nos tornarmos bípedes, como a lordose e cifose.
O resultado disso, embora revolucionário sob o ponto evolutivo, também trouxe mais pressão para as estruturas vertebrais. Sem falar nas mudanças de hábitos que as transformações sociais trouxeram consigo ao longo dos séculos.
É por isso, entre outros fatores, que a dor lombar é tão comum, atualmente.
No caso da lombalgia, especificamente, a dor irradia para uma ou ambas as nádegas, podendo chegar até as pernas. As causas para isso variam, mas podem estar relacionadas às seguintes situações:
- esforços repetitivos e uso inadequado da estrutura, como excesso de peso e a falta de ergonomia no trabalho;
- degeneração dos discos ou das facetas articulares;
- uso excessivo de sua estrutura lombar;
- doenças sistêmicas;
- sedentarismo.
Lombalgia: quais os sintomas?
Os sintomas da lombalgia variam. Até por isso, as pessoas tendem a demorar para procurar ajuda. Afinal, muita gente associa a lombalgia a uma simples dor na coluna.
E há, também, quem já considere que se trata de uma hérnia de disco, por exemplo.
Daí a importância do diagnóstico de um especialista. E você pode contribuir com a agilidade desse processo entendendo quais são os sintomas da lombalgia.
O primeiro deles pode surgir como uma dor (aguda ou não) na região lombar. A irradiação do desconforto pode evoluir para uma queimação, alcançando a parte de trás das coxas e até a parte inferior das pernas ou pés.
Pode ocorrer, ainda, dormência ou formigamento local, e também espasmos musculares. Outro ponto de atenção é que a lombalgia tende a piorar quando passamos mais tempo em pé ou sentados. E existe uma dificuldade maior em ficar em pé, andar ou passar de pé para sentado.
Ou seja: a lombalgia e os seus sintomas são limitantes. E ao identificar essas características, bem como a persistência da condição, um médico deve ser consultado.
Muitas vezes, o diagnóstico nem precisa vir acompanhado de um exame de imagem. As caraterísticas e os sintomas da lombalgia podem apresentar o processo inflamatório na região.
Mas existem, também, exames que favorecem a precisão no diagnóstico, como:
- radiografia;
- tomografia computadorizada;
- ressonância magnética;
- cintilografia óssea.
Isso tudo, é claro, de acordo com as características de sua condição, seu histórico e a avaliação do especialista.
Como proceder se a dor lombar for lombalgia?
O primeiro passo para certificar-se de que se trata de uma lombalgia é a busca por atendimento médico. Quanto antes você se consultar, no caso de dor ou desconforto na coluna, mais rápido o diagnóstico pode ser efetuado.
E a partir daí a melhor abordagem e tratamento vão ser avaliados a fim de lidar com o problema da forma mais assertiva possível.
Enquanto isso, você pode ir além do que aprendeu aqui, sobre os sintomas da lombalgia. Volte à nossa Central Educativa e veja outros posts que vão ajudar a entender as condições que podem estar afetando a sua coluna!
Em caso de dúvidas específicas ou agendamento de consultas,
entre em contato!