Artrose na coluna tem cura? | Dr. Fernando Flores
Será que a artrose na coluna tem cura? Essa é uma questão recorrente entre aqueles que foram diagnosticados com a doença.
O elevado número de portadores da condição é, de fato, expressivo. Isso porque esse quadro tende a aparecer conforme
a passagem do tempo.
Por outro lado, ela também não é exclusiva de pessoas com + 60 anos. Incômoda e dolorosa, esse problema pode acometer jovens saudáveis e esportistas.
A boa notícia é que, sim, há tratamentos eficazes capazes de controlar os avanços da doença. Para saber mais sobre o assunto e esclarecer outras dúvidas que te assolam sobre o tema, leia esse conteúdo!
O que causa artrose na coluna?
A artrose é caracterizada pelo desgaste da cartilagem ou degeneração dos ossos. Ela pode acontecer em qualquer articulação do corpo, como no joelho. Porém, é comum que ela acometa mais diretamente a coluna, em sua região lombar ou cervical.
Mas o que causa esse quadro? O mais usual é que ela se manifeste em pessoas mais velhas. Isso porque, com a passagem do tempo, as articulações tendem a passar por um processo
natural de desgaste. Assim como a pele perde colágeno, os ossos também envelhecem.
No entanto, ela não é exclusividade dessa faixa etária. Pessoas com sedentarismo, sobrepeso e atletas também podem desenvolvê-la.
Em todos esses casos, a sobrecarga na região é o principal fator do surgimento da condição. Passar longos períodos na mesma posição, realizar movimentos repetitivos por muitos anos e predisposição genética também podem ocasionar o quadro.
Além de todas essas causas, a artrose pode aparecer como uma ocorrência secundária provocada por outras doenças. Por exemplo, em pacientes que sofrem de artrite reumatoide.
Principais sintomas de artrose na coluna
Os principais sintomas de artrose na coluna costumam ser suas dores no local e uma rigidez articular. Contudo, outras manifestações também podem aparecer, isoladas ou em conjunto. Entre elas:
- Estalos na articulação;
- Limitação dos movimentos;
- Torcicolos
- Cãimbras;
- Sensação de formigamento;
- Alterações sensitivas e/ou motoras.
Vale destacar também que esses fatores nem sempre se referem à ocorrência da artrose. Há diversas doenças relacionadas à região da coluna, como
estenose do canal vertebral e hérnia de disco, por exemplo.
Por esse motivo, é fundamental procurar ajuda médica, investigar o quadro e obter um diagnóstico mais preciso sobre seus sintomas.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico é feito exclusivamente pelo médico ortopedista. Além de uma avaliação do histórico é realizada uma investigação sobre os hábitos e estilo de vida do paciente.
Exames como ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética são indispensáveis para a assertividade no tratamento, já que é preciso descartar outras doenças, como
hérnia de disco.
Por fim, testes físicos possibilitam que o médico identifique qual o nível da doença e dos sintomas.
Artrose na coluna tem cura?
Por se tratar de uma doença degenerativa, a artrose não tem cura. No entanto, há diversos tratamentos que
desaceleram o avanço do quadro e permitem que o paciente conviva com ela de forma indolor.
Contudo, vale destacar a importância de que a artrose seja detectada o quanto antes. Assim, maiores são as suas chances de sucesso na resolução do caso.
Outro ponto importante, é sempre contar com o suporte de um especialista. Isso porque é ele quem está apto para avaliar o quadro e possui condições de orientar você como agir diante do problema.
Tipos de tratamento
Como a artrose pode ser provocada por diferentes fatores, os tipos de tratamento variam. Somente em casos mais graves da doença, é indicada a cirurgia, infiltrações ou bloqueios articulares.
Em geral, a artrose é tratada com
medicamentos, como corticóides, anti-inflamatórios e analgésicos.
A
fisioterapia também costuma aparecer com frequência. Caso a doença tenha se manifestado devido ao sedentarismo ou sobrepeso, dietas, exercícios físicos e mudanças no estilo de vida costumam ser recomendados.
Acupuntura, programa de reabilitação motora e corretores posturais também podem ser indicados.
Por fim, o médico pode orientar o paciente a evitar determinados movimentos e levantar muito peso.
Independente de qual seja o tratamento indicado, é importante procurar segui-lo conforme as orientações do profissional.
Assim, é possível não somente se livrar das dores e desacelerar o quadro, mas também adquirir uma
qualidade de vida satisfatória.
Busque um especialista!
Caso você sinta dores nas articulações, procure não ignorá-las ou silenciá-las. Ao agir dessa forma, você pode acelerar o desenvolvimento da doença.
Você não precisa viver com dores! Além disso, o incômodo na lombar pode ter inúmeras causas. Seja artrite,
hérnia de disco ou artrose, em primeiro lugar, é preciso obter um diagnóstico para somente depois proceder com o tratamento mais adequado.
Portanto, caso suspeite de que há algo errado, não hesite em procurar um ortopedista de confiança. É ele quem fará o diagnóstico e identificará quais as recomendações a serem seguidas.
Agora que você já esclareceu todas as dúvidas sobre artrose na coluna, continue navegando pelo nosso
blog para saber mais!