Dr. Fernando Flores é médico ortopedista referência em cirurgia da coluna vertebral, com mais de uma década de experiência, expoente na área de cirurgia minimamente invasiva e cirurgia endoscópica da coluna.
Realizou Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de São Paulo e Especialização em Cirurgia da Coluna na USP.
Atua na área assistencial e de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento da cirurgia de coluna no Brasil e no Mundo. É autor de diversas publicações científicas, abrangendo artigos em revistas indexadas, capítulos de livros e seminários de formação acadêmica e de residência médica.
É médico do Grupo de Coluna do Hospital das Clínicas da USP e Médico do Núcleo de Coluna do Hospital Sírio-Libanês. Além de operar seus próprios pacientes nos hospitais mais conceituados de São Paulo, Dr Fernando ainda capacita colegas em diversas cirurgias endoscópicas, por ser uma técnica inovadora , na qual poucos médicos possuem expertise
Um estudo recente, publicado pela revista científica The Lancet, afirma que, ao longo da vida, todos irão sofrer com dores na coluna.
Nos últimos anos a condição tem se agravado por conta de diversos fatores, o
envelhecimento natural da população mundial e a falta de
ergonomia em atividades cotidianas e laborais são alguns exemplos.
A
dor na coluna interfere na qualidade de vida e é uma das principais causas dos pedidos de aposentadoria e de afastamento ocupacional.
Uma dúvida recorrente em relação às dores, é justamente o que pode causar esses desconfortos. Afinal, trata-se de uma consequência da má postura? Ou pode indicar problemas mais sérios?
Acompanhe este post para saber as principais causas da dor na coluna. Veja as ações que devem ser evitadas e saiba como proceder caso esteja sofrendo com os desconfortos.
As dores nas costas têm diversas causas e, geralmente, são uma consequência da má-postura ou de atividades praticadas de forma inadequada pelo indivíduo. Mas, é preciso estar atento(a), pois os desconfortos podem ser sintomas de uma doença mais séria, como a artrose ou a hérnia de disco. Confira, com mais detalhes, o que pode ser a dor na coluna:
O desalinhamento do corpo é comum ao praticarmos qualquer tipo de atividade. Por exemplo, quando passamos muito tempo sentados, o crânio e o tronco tendem a se pender para frente, o que causa um desequilíbrio na coluna, fazendo com que ela fique curvada.
Em decorrência disso,
os músculos das costas e a própria coluna vertebral acabam realizando um esforço maior para manter a estabilidade do corpo, o que pode acabar resultando em lesões nas vértebras e articulações, espasmos e desconforto.
Outras atividades que podem causar dor na coluna são:
Se você já acorda com dores nas costas, o problema pode estar na sua cama. Sem um
colchão e travesseiros adequados,
não há como manter a sustentação do corpo quando estamos deitados.
Nem sempre a dor nas costas indica um problema de coluna. Há casos nos quais o indivíduo se queixa de dores na região lombar, mas não se trata de uma lombalgia, e sim de uma cólica renal, causada por pedra no rim. Nesses casos, os espasmos costumam ser bastante intensos.
A prática de exercícios deve ser sempre acompanhada por um profissional. Certas atividades esportivas podem causar danos para a coluna se não executadas de maneira correta. Afinal, o movimento está diretamente ligado ao eixo vertebral e ao equilíbrio do indivíduo. Se a pessoa corre ou anda de forma torta, toda a estrutura sofre impacto, o que pode resultar em dores.
Pessoas sedentárias também podem sofrer com a dor na coluna. Ficar por longos períodos em uma mesma posição, sem se movimentar, pode causar a atrofia dos músculos responsáveis pela sustentação do eixo do corpo. Por isso, praticar exercícios com regularidade é essencial para fortalecer a musculatura e manter a postura em equilíbrio.
Um dos principais sintomas da hérnia de disco é a dor nas costas. Isso acontece pois a condição se caracteriza pela lesão ou deslocamento dos chamados discos invertebrais, que funcionam como amortecedores de impacto, localizados entre as vértebras da coluna.
Então,
quando há uma hérnia de disco, o paciente geralmente sente dores intensas na coluna, sobretudo na região afetada pela ruptura.
Quando se dá na região lombar, a dor pode irradiar para os membros inferiores, causando incômodos nas pernas, nas coxas e na região das nádegas. Já quando atinge a cervical, os espasmos podem se espalhar para os braços e ombros, trazendo a sensação de fraqueza e/ou de formigamento.
Como exposto,
a dor na coluna é um problema extremamente comum que pode ser causado por diferentes fatores. Ao notar qualquer desconforto na região das costas, procure um ortopedista o quanto antes, pois
somente a partir das consultas e exames é possível ter um diagnóstico claro e preciso sobre o que está causando as dores.
Assim, o especialista poderá orientar o tratamento adequado para o seu caso. Gostou do conteúdo?
Saiba mais na nossa central educativa!
"Foi o melhor médico que cuidou de mim. Dr. Fernando me salvou de ficar paraplégica, eu sentia dores muito fortes que impossibilitavam minha funcionalidade.
Hoje estou fazendo todas as atividades que não fazia... Obrigada, Dr. Fernando!"
- S.H.M. de A. via Instagram
"Fiquei muito feliz com a cirurgia e só tenho a agradecer a esse excelente médico e sua excelente equipe."
- K.U. via Instagram
"Deus abençoe grandemente, Doutor, pela linda cirurgia que você fez. Minha mãe está bem, sem dores e eu não tenho palavras para agradecer."
- B.S.S. via Instagram
Instituto Flores
R. Barata Ribeiro, 142
Bela Vista, São Paulo - SP
Núcleo de Coluna - Hospital Sírio-Libanês
Rua Dona Adma Jafet, 91
Bela Vista, São Paulo - SP
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato assim que possível.
Parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Responsável Técnico: Dr. Fernando Flores | CRM-SP: 153.076
Desenvolvido por Future Marketing Médico.