Dr. Fernando Flores é médico ortopedista referência em cirurgia da coluna vertebral, com mais de uma década de experiência, expoente na área de cirurgia minimamente invasiva e cirurgia endoscópica da coluna.
Realizou Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de São Paulo e Especialização em Cirurgia da Coluna na USP.
Atua na área assistencial e de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento da cirurgia de coluna no Brasil e no Mundo. É autor de diversas publicações científicas, abrangendo artigos em revistas indexadas, capítulos de livros e seminários de formação acadêmica e de residência médica.
É médico do Grupo de Coluna do Hospital das Clínicas da USP e Médico do Núcleo de Coluna do Hospital Sírio-Libanês. Além de operar seus próprios pacientes nos hospitais mais conceituados de São Paulo, Dr Fernando ainda capacita colegas em diversas cirurgias endoscópicas, por ser uma técnica inovadora , na qual poucos médicos possuem expertise
A estenose vertebral é um problema que acomete, principalmente, a população idosa, com maior incidência na região das costas. Trata-se de uma condição na qual há a compressão do espaço onde estão localizados os nervos da coluna, causando dores e desconfortos no corpo.
Por afetar o sistema nervoso
e as vértebras da coluna, ambos essenciais para manter a estrutura do corpo, a estenose no canal vertebral afeta a qualidade de vida do indivíduo. Sobretudo quando a condição não é tratada de forma correta, ela pode piorar e se tornar um
fator limitante, impedindo que o paciente realize algumas atividades.
Mas, para obter o tratamento correto, é preciso ter um diagnóstico completo sobre a condição. Para entender melhor a estenose vertebral e saber como identificar o problema, continue a leitura!
O canal vertebral é o espaço dentro das vértebras da coluna pelo qual passam a nossa medula espinhal e os nervos raquidianos. A estenose se caracteriza pelo estreitamento dessa região, causando a compressão nervosa, e trazendo como consequência dores e desconfortos para o paciente.
A
estenose vertebral pode acometer todos os pontos da coluna, no entanto, é mais comum na região lombar. Além disso, o problema é mais recorrente, principalmente, em pessoas mais velhas, pois a estenose vertebral é considerada uma
condição degenerativa.
A principal causa da doença é a osteoartrite, que consiste no desgaste natural das articulações e cartilagens que envolvem a coluna vertebral. Esse processo faz com que os ossos entrem em constante atrito, gerando inflamações que, consequentemente,
podem levar às compressões do canal.
Em primeiro lugar, é importante relembrar que, na maioria dos casos, a estenose do canal vertebral é um processo degenerativo, que vai piorando com o tempo. Além disso, há quadros nos quais os sintomas demoram a aparecer e o indivíduo só começa a sentir os sinais mais intensos quando o problema já está em um estágio avançado.
De toda forma,
os sintomas mais comuns da estenose vertebral incluem a dor, sensação de formigamento e dormência, principalmente no local da coluna onde há a compressão nervosa, além da fraqueza muscular. Os sinais costumam piorar conforme o tempo passa e a doença avança.
A
estenose vertebral na lombar, parte mais baixa das costas, é o tipo mais comum. Nesse caso, os sintomas envolvem, além da dor, a sensação de queimação que irradia para os glúteos e o para o nervo ciático. A sensação de fraqueza nas pernas também é frequente, podendo se espalhar até os pés.
Os sintomas mais graves incluem a
perda do controle da bexiga, a dormência severa e persistente entre as pernas e coxas, além da dor intensa que irradia para os membros inferiores, fazendo com que seja difícil até mesmo se levantar. Nesses casos, é preciso procurar atendimento médico imediato para evitar complicações irreversíveis.
Se a
estenose é cervical, o indivíduo provavelmente sentirá, além das dores no pescoço, a sensação de formigamento ou dormência, tanto nos
membros superiores como inferiores, podendo chegar até as extremidades (mãos e pés). Outro sintoma comum é a
dificuldade para caminhar e se equilibrar. Em casos extremos, o indivíduo pode experienciar a
urgência e incontinência urinária.
Caso apresente qualquer um dos sintomas,
é importante se consultar com um médico ortopedista, isso porque muitos dos sinais da estenose vertebral estão relacionados a outras doenças.
Como a estenose é uma doença degenerativa, é importante obter o diagnóstico preciso o quanto antes para o início de um tratamento efetivo, evitando assim, a piora do quadro.
E, para não restar dúvidas sobre o assunto,
entre em contato com a nossa equipe. Ficaremos felizes em poder ajudar!
"Foi o melhor médico que cuidou de mim. Dr. Fernando me salvou de ficar paraplégica, eu sentia dores muito fortes que impossibilitavam minha funcionalidade.
Hoje estou fazendo todas as atividades que não fazia... Obrigada, Dr. Fernando!"
- S.H.M. de A. via Instagram
"Fiquei muito feliz com a cirurgia e só tenho a agradecer a esse excelente médico e sua excelente equipe."
- K.U. via Instagram
"Deus abençoe grandemente, Doutor, pela linda cirurgia que você fez. Minha mãe está bem, sem dores e eu não tenho palavras para agradecer."
- B.S.S. via Instagram
Instituto Flores
R. Barata Ribeiro, 142
Bela Vista, São Paulo - SP
Núcleo de Coluna - Hospital Sírio-Libanês
Rua Dona Adma Jafet, 91
Bela Vista, São Paulo - SP
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato assim que possível.
Parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Responsável Técnico: Dr. Fernando Flores | CRM-SP: 153.076
Desenvolvido por Future Marketing Médico.