Dr. Fernando Flores é médico ortopedista referência em cirurgia da coluna vertebral, com mais de uma década de experiência, expoente na área de cirurgia minimamente invasiva e cirurgia endoscópica da coluna.
Realizou Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de São Paulo e Especialização em Cirurgia da Coluna na USP.
Atua na área assistencial e de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento da cirurgia de coluna no Brasil e no Mundo. É autor de diversas publicações científicas, abrangendo artigos em revistas indexadas, capítulos de livros e seminários de formação acadêmica e de residência médica.
É médico do Grupo de Coluna do Hospital das Clínicas da USP e Médico do Núcleo de Coluna do Hospital Sírio-Libanês. Além de operar seus próprios pacientes nos hospitais mais conceituados de São Paulo, Dr Fernando ainda capacita colegas em diversas cirurgias endoscópicas, por ser uma técnica inovadora , na qual poucos médicos possuem expertise
Uma série de estudos publicados na revista científica The Lancet afirmam que, praticamente, todas as pessoas do mundo vão ter dor na lombar em algum momento de suas vidas.
Os desconfortos na coluna podem acontecer em todas as idades, sendo mais frequente durante a
vida adulta. Também conhecida como lombalgia, a condição se caracteriza pelas fortes dores que atingem
a parte inferior da coluna vertebral, situada na região mais baixa das costas.
Acompanhe este artigo para saber quais são as principais causas da dor lombar e veja quais sinais podem indicar um problema mais sério. Continue a leitura!
A dor na lombar pode se tornar um fator incapacitante e é uma das principais causas dos pedidos de afastamento do trabalho, afetando diretamente a qualidade de vida dos indivíduos.
Existem diversos fatores que podem ser origem desse problema, os principais são:
A tensão muscular pode levar ao estiramento anormal dos músculos, tecidos da coluna e até mesmo à entorse, ou ruptura dos ligamentos entre as vértebras, causando dores intensas na região lombar.
Essas
tensões e estiramentos são causados, geralmente, pela prática de atividades físicas de forma inadequada, levantamento de peso excessivo,movimentos bruscos ou quedas.
Além disso, esses problemas musculares podem ser uma consequência da má-postura ou sedentarismo. Atividades que requerem giros ou esforços repetitivos também estão entre as causas das torções e estiramentos que dão origem à dor na lombar.
A ansiedade e, principalmente, o estresse, podem ser a causa das dores na região baixa das costas. Isso acontece, pois, quando estamos estressados, os músculos ficam em constante tensão. Nesses casos, a dor é predominantemente sentida no pescoço, ombros e lombar.
Enquanto o sedentarismo pode causar dores na coluna, devido ao descondicionamento, é importante estar atento(a) à maneira que praticamos os exercícios. Sem o devido acompanhamento profissional, o indivíduo está sujeito a realizar movimentos que agravam a má postura e podem levar a lesões e estiramentos da lombar.
Quando as atividades físicas requerem movimentos repetitivos ou esforços demasiados da coluna, como no caso de levantamento de peso, os cuidados devem ser redobrados.
Em todo caso,
é importante sempre se alongar antes da prática dos exercícios
para evitar estiramentos e lesões.
Uma das principais causas da dor na lombar é a má-postura. Dormir na posição incorreta, passar muito tempo sentado na mesma posição ou realizar movimentos viciosos, como “pisar torto”, são exemplos de atividades cotidianas que prejudicam a saúde da coluna, causando dores.
Quando o indivíduo se encontra com a postura incorreta, a coluna vertebral realiza um esforço maior para tentar se manter em equilíbrio. Essas compensações podem levar às dores na coluna, que, quando não são tratadas adequadamente, podem piorar e se tornar crônicas.
As hérnias de disco ocorrem frequentemente na região lombar, e consistem no desgaste ou lesão do núcleo pulposo, que se encontra entre as vértebras inferiores da coluna (da L1 à L5). A dor é um dos principais sintomas e pode estar acompanhada de formigamentos, fraqueza e espasmos que se irradiam para as pernas e pés.
Os traumas na região lombar podem acontecer após impactos decorrentes de acidentes ou de quedas. Mesmo que o indivíduo não perceba uma lesão no momento do choque, é possível que alguma vértebra tenha sido fraturada. Nessas situações, é indispensável consultar-se com um médico para verificar que não houve nada sério.
A espondilolistese, que consiste no escorregamento de uma vértebra sobre a outra, também pode ser a causa das dores na lombar. Entre outros motivos para os desconfortos, está a estenose do canal vertebral, onde há o estreitamento anormal da coluna, causando uma compressão nervosa e dores intensas.
A
osteoartrite e outros problemas degenerativos que desgastam os ossos podem causar inflamações na coluna vertebral, resultando em dores intensas na região lombar.
Se você sente dores na parte mais baixa das costas, e se elas duram mais do que um dia, é importante consultar um
ortopedista. Esse especialista realizará o diagnóstico preciso da sua condição e dará início ao tratamento correto o quanto antes, evitando que o problema se agrave.
Reforça-se a importância de uma consulta ao ortopedista, pois a dor na lombar pode ser um indicativo de uma doença mais séria, como a hérnia de disco ou a estenose.
Ficou com alguma dúvida sobre a saúde da sua coluna?
Então, continue acompanhando a nossa central educativa para mais conteúdos como esse.
"Foi o melhor médico que cuidou de mim. Dr. Fernando me salvou de ficar paraplégica, eu sentia dores muito fortes que impossibilitavam minha funcionalidade.
Hoje estou fazendo todas as atividades que não fazia... Obrigada, Dr. Fernando!"
- S.H.M. de A. via Instagram
"Fiquei muito feliz com a cirurgia e só tenho a agradecer a esse excelente médico e sua excelente equipe."
- K.U. via Instagram
"Deus abençoe grandemente, Doutor, pela linda cirurgia que você fez. Minha mãe está bem, sem dores e eu não tenho palavras para agradecer."
- B.S.S. via Instagram
Instituto Flores
R. Barata Ribeiro, 142
Bela Vista, São Paulo - SP
Núcleo de Coluna - Hospital Sírio-Libanês
Rua Dona Adma Jafet, 91
Bela Vista, São Paulo - SP
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato assim que possível.
Parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Responsável Técnico: Dr. Fernando Flores | CRM-SP: 153.076
Desenvolvido por Future Marketing Médico.