O que é hérnia de disco e por que acontece?
Você sabe o que é hérnia de disco?
A coluna vertebral é o eixo central do corpo humano, responsável pela sustentação de carga, locomoção, equilíbrio e proteção dos nervos. A estrutura óssea apresenta cinco regiões: cervical, torácica, lombar, sacral e coccígea, sendo que as regiões com algum grau de mobilidade são as regiões cervical, torácica e lombar, onde temos a presença dos discos intervertebrais e articulações .
Em comum nas regiões com mobilidade, temos o fato de que podem apresentar casos de hérnia de disco.
Apesar de ser algo cotidiano, muitas pessoas ainda não sabem o que esse problema de fato representa. Para tirar as suas dúvidas, criamos esse artigo com tudo que você precisa saber sobre o que é a hérnia de disco. Siga a leitura e saiba mais!
Hérnia de disco: o que é?
Em linhas gerais, a hérnia de disco é uma doença que pode acometer qualquer região da coluna vertebral. No entanto, a lombar é certamente a parte mais atingida.
Nessa condição, o paciente sofre com dores nas costas e alteração da sensibilidade nas coxas, pernas e pés. Segundo estimativas, aproximadamente
80% da população irá desenvolver o quadro em algum momento da vida.
Na maior parte dos casos, os sintomas desaparecem de forma natural em três meses. Entretanto, fisioterapia e tratamentos clínicos podem ajudar a reduzir esse período de recuperação.
Quais são as causas da hérnia de disco?
Depois de entender o que é hérnia de disco, é importante sabermos também como esse problema se desenvolve.
Para entender esse tópico, duas informações devem ser levadas em consideração.
Em primeiro lugar, a palavra “hérnia” é usada pela medicina para definir órgãos ou tecidos que se
deslocam. Na coluna, isso ocorre quando o disco invertebral (parte cartilaginosa) se rompe e tem o seu
núcleo pulposo vazado.
A ocorrência de dor depende muito do local em que houve a saída. Portanto, podemos dizer que o tamanho da hérnia de disco não é o fator mais importante a ser analisado.
Ao todo, existem três variações de hérnia de disco, cada uma com suas particularidades e características específicas. São elas:
- Protusas: quando o líquido gelatinoso apenas causa uma deformação no disco;
- Extrusas: quando o líquido vaza por meio de uma rachadura aberta no disco;
- Sequestradas: quando ocorre o rompimento da parede do disco e o líquido corre para dentro do canal medular. É certamente o tipo de hérnia de disco que mais causa dor ao paciente.
Hérnia de disco: por que acontece?
O centro de todo esse problema está em um local específico de nosso corpo: a coluna. Lembre-se: ela é uma estrutura óssea mais importante do nosso corpo. Afinal, é por meio da coluna que conseguimos sustentação e equilíbrio.
Assim, o desalinhamento dessa estrutura e má postura são os dois fatores principais para o surgimento da hérnia de disco.
Apesar de não nos atentarmos nisso especialmente pelo nosso cotidiano agitado,
existe uma postura correta para todo movimento que realizamos. Inclusive quando nos encontramos estáticos. Portanto, lembrar sempre que possível de manter a coluna ereta é fundamental para prevenir problemas do tipo.
Em casos isolados, outras causas podem contribuir para o surgimento do quadro. Curvas na coluna causadas por escoliose, lordose e cifose são bons exemplos.
Por fim, fique atento! Ao saber o que é a hérnia de disco, você conseguirá identificar mais facilmente os sintomas. Portanto, notando qualquer desconforto na região da coluna, não pense duas vezes em procurar um médico especialista.
A supervisão de um profissional é imprescindível para um diagnóstico certeiro e, consequentemente, para uma recuperação simples. Gostou do conteúdo?
acompanhe nossa central educativa!