Dr. Fernando Flores é médico ortopedista referência em cirurgia da coluna vertebral, com mais de uma década de experiência, expoente na área de cirurgia minimamente invasiva e cirurgia endoscópica da coluna.
Realizou Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de São Paulo e Especialização em Cirurgia da Coluna na USP.
Atua na área assistencial e de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento da cirurgia de coluna no Brasil e no Mundo. É autor de diversas publicações científicas, abrangendo artigos em revistas indexadas, capítulos de livros e seminários de formação acadêmica e de residência médica.
É médico do Grupo de Coluna do Hospital das Clínicas da USP e Médico do Núcleo de Coluna do Hospital Sírio-Libanês. Além de operar seus próprios pacientes nos hospitais mais conceituados de São Paulo, Dr Fernando ainda capacita colegas em diversas cirurgias endoscópicas, por ser uma técnica inovadora , na qual poucos médicos possuem expertise
A dor lombar constante pode ser um forte indicativo de algum problema mais sério na coluna, inclusive uma hérnia de disco.
A anatomia da coluna é formada por 33 vértebras divididas em cinco regiões:
A
parte lombar é a responsável direta pela realização de grande parte dos movimentos que fazemos durante o cotidiano, inclusive
ficar em pé e andar.
Assim, quando acometida por algum problema na região, a pessoa pode sofrer com dores incapacitantes e desconfortos que podem durar de poucas semanas ou, dependendo do caso, anos. Nesse cenário, um tratamento feito por um
médico ortopedista é indispensável para atenuar os sintomas.
A dor lombar é um quadro que acomete até
65% da população mundial. No entanto, considerando que nem todos que possuem lombalgia procuram assistência médica, essa porcentagem pode ser ainda maior.
Nesse artigo, vamos explicar detalhes sobre a dor lombar, desde as causas até a relação com a hérnia de disco. Acompanhe!
Também conhecida como lombalgia ou “lumbago”, a dor na lombar é um desconforto na região mais baixa da coluna, próxima da bacia.
A condição pode se manifestar de duas formas:
crônica e aguda.
Na forma aguda, a dor na lombar é
muito forte e surge subitamente após algum tipo de esforço físico.
Normalmente ela se desenvolve entre a última costela e as nádegas e pode se tornar um fator incapacitante, especialmente quando o paciente movimenta o corpo. Esse quadro dura, geralmente, de
quatro a seis semanas.
Em sua forma crônica, a lombalgia apresenta um
desconforto mais brando. No entanto,
ela pode durar por toda a vida do paciente, indicando a presença de algum problema mais sério na coluna vertebral.
Devido ao grande número de estruturas presentes na coluna (como tendões, músculos, articulações, disco invertebral, etc), a dor lombar pode surgir por diferentes motivos. No entanto, podemos dizer que a maioria dos quadros é originado por:
Além dessas causas, o paciente também pode desenvolver dor lombar em decorrência de doenças inflamatórias, como espondilite anquilosante, artrose, escorregamento de vértebra ou até mesmo
hérnia de disco.
Você sabia que existe a possibilidade da dor lombar indicar problemas com hérnia de disco?
Segundo
pesquisas do IBGE, a condição atinge
5,4 milhões de brasileiros,
sendo
uma condição séria e que pode levar pessoas economicamente ativas a se aposentarem por invalidez.
O problema é originado pelo
desgaste do disco intervertebral. Essa estrutura está presente entre as vértebras e atua como uma espécie de “amortecedor” dos impactos causados pela movimentação do corpo.
Um dos locais mais comuns para o surgimento da hérnia de disco é justamente a região lombar. Nessa enfermidade, o paciente nota:
Esses sintomas estão totalmente ligados
a um quadro de lombalgia. Por isso, a dor lombar pode sim ser um indicativo de
hérnia de disco.
Ao notar qualquer sintoma parecido com os citados nesse artigo, a busca imediata por um ortopedista é fundamental.
Um especialista na área terá todos os recursos para avaliar o seu caso e identificar as possíveis causas de um quadro de lombalgia. Diagnosticando o problema com prontidão. Além disso, o tratamento poderá ser feito com maior precisão e assertividade.
Restou algum questionamento sobre a lombalgia? Entre em
contato conosco. Estamos aqui para lhe ajudar.
"Foi o melhor médico que cuidou de mim. Dr. Fernando me salvou de ficar paraplégica, eu sentia dores muito fortes que impossibilitavam minha funcionalidade.
Hoje estou fazendo todas as atividades que não fazia... Obrigada, Dr. Fernando!"
- S.H.M. de A. via Instagram
"Fiquei muito feliz com a cirurgia e só tenho a agradecer a esse excelente médico e sua excelente equipe."
- K.U. via Instagram
"Deus abençoe grandemente, Doutor, pela linda cirurgia que você fez. Minha mãe está bem, sem dores e eu não tenho palavras para agradecer."
- B.S.S. via Instagram
Instituto Flores
R. Barata Ribeiro, 142
Bela Vista, São Paulo - SP
Núcleo de Coluna - Hospital Sírio-Libanês
Rua Dona Adma Jafet, 91
Bela Vista, São Paulo - SP
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato assim que possível.
Parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Responsável Técnico: Dr. Fernando Flores | CRM-SP: 153.076
Desenvolvido por Future Marketing Médico.