Por que a estenose do canal vertebral acontece?
Você já ouviu falar em estenose do canal vertebral?
A região da coluna é formada por
33 vértebras separadas em cinco áreas:
cervical, torácica, lombar, sacral e coccígea.
Essa estrutura é fundamental para
movimentos básicos do ser humano, como o andar e o equilíbrio corporal. Sendo assim, patologias nessa área podem comprometer o funcionamento pleno das funções motoras.
A estenose do canal vertebral é uma condição caracterizada pelo
estreitamento dos espaços que existem dentro da coluna. Essa movimentação acontece dentro do canal espinhal ou no forame intervertebral.
Os sintomas variam de pessoa para pessoa. Além disso, dependendo da localização da patologia, o paciente pode perceber fortes dores, formigamento, fraqueza muscular e dormência.
Quer saber mais sobre o assunto? Nesse artigo, explicamos mais detalhes sobre o que é a estenose do canal vertebral
Tipos de estenose do canal vertebral
Existem dois tipos mais comuns de estenose de canal vertebral: a cervical e a lombar. Confira as principais diferenças entre as duas condições:
Estenose cervical
A estenose cervical acontece quando o canal espinhal responsável pela proteção da medula no pescoço passa por um estreitamento originado por alterações degenerativas ou traumas. Caso os espaços dentro dessa região sejam muito profundos, há riscos do paciente sofrer com problemas neurológicos resultantes da compressão da medula espinhal, como a mielopatia.
Muitos sintomas podem surgir dessa condição, como
fortes dores por todo o corpo, fraqueza dos músculos, dormência e perda da coordenação motora ou das funções corporais.
Estenose lombar
Estenose lombar é o processo de estreitamento do canal vertebral da região lombar. Essa região contém importantes estruturas para a movimentação humana, como a medula espinhal desde a porção cervical até a porção lombar alta.
O estreitamento da região localizada entre a porção média e inferior do canal vertebral pode atrapalhar o funcionamento das raízes nervosas, causando
problemas neurológicos no paciente.
Dentre os principais sintomas causados por essa patologia, podemos destacar as dores nos membros, diminuição dos reflexos e fraqueza muscular.
Por que acontece?
As causas da estenose do canal vertebral são múltiplas. Confira abaixo as origens mais frequentes dessa patologia:
- Causas congênitas: algumas pessoas já nascem com o canal espinhal reduzido, o que pode contribuir para o surgimento da estenose vertebral;
- Crescimento excessivo do osso: os desgastes originados por patologias como osteoartrite dos ossos da coluna podem criar esporões no interior do canal vertebral. A doença de Paget também pode colaborar para o crescimento excessivo dos ossos;
- Tumores: o crescimento de tumores dentro da medula espinhal também pode ser uma causa do desenvolvimento da estenose do canal vertebral. Essas estruturas são identificadas a partir de procedimentos de imagem, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada;
- Traumas na região: traumas também originam luxações ou fraturas nas vértebras. Os ossos deslocados nessas lesões podem danificar o canal vertebral, causando a estenose cervical;
- Rigidez nos ligamentos: o envelhecimento pode ocasionar a rigidez dos ligamentos responsáveis por manter os ossos da coluna estáveis, facilitando o desenvolvimento da estenose do canal vertebral.
Busque um especialista
É fundamental que você busque auxílio profissional ao perceber qualquer dos sintomas citados acima, como dores na coluna, fraqueza dos músculos e dormência. Somente um ortopedista especializado em coluna terá a expertise necessária para identificar o problema e indicar o melhor tratamento para cada quadro específico.
Restou alguma dúvida sobre esse ou qualquer assunto relacionado ao campo da ortopedia?
Entre em contato
com o Dr. Fernando Flores e agende uma consulta.