O que é artrose na coluna? Saiba mais sobre a doença
As dores nas costas têm batido recordes no Google, tornando-se um dos termos mais pesquisados pelo brasileiro — e também acometendo 16% da população ativa. Mas é preciso identificar se o problema é pontual, apenas, ou uma condição que demanda mais atenção, como, por exemplo, a artrose na coluna.
Afinal de contas, cada adversidade é causada por um ou mais motivos, se manifesta de diferentes maneiras e ainda demanda tratamentos distintos.
Saber o que incomoda a vocês, especificamente, é fundamental para resolver a dificuldade de vez.
Por isso, neste post vamos falar mais a respeito da artrose na coluna para você entender do que se trata, quais são as causas, sintomas e os meios de prevenção. Confira!
O que é artrose na coluna?
O desgaste progressivo na cartilagem das articulações da coluna causa a artrose. E, embora esse seja um processo natural do corpo, muitas vezes tendemos a assumir más práticas de conservação dessa região (como a má postura), o que acelera essa complicação.
No mais, o problema é uma condição incômoda e que causa diversos desconfortos, como veremos adiante. Mas também é uma porta de entrada para outras adversidades locais, como no caso do osteófito (bico de papagaio) e da espondilolistese (distúrbio em que um osso desliza para frente sobre o osso abaixo dele).
Causas
Existem dois fatores principais que podem proporcionar o quadro de artrose nas costas: alterações hereditárias ou genéticas e também o uso irregular (e equivocado) da coluna.
Por exemplo: repetições de exercícios seguidos com má postura ou forçando desnecessariamente a região (para levantar cargas mais pesadas).
Mas não se engane: o sedentarismo é outra causa que pode levar ao desenvolvimento desta adversidade — cuja prevalência tende a ser na área lombar, mas pode acontecer em qualquer setor.
Quais os sintomas da artrose na coluna?
Como vimos, os extremos são igualmente prejudiciais à coluna. E é inegável que qualquer tipo de dor na lombar é suficiente para acabar com o bom humor de qualquer pessoa, pois é uma região sensível que é bastante usada para os menores movimentos.
E qualquer desconforto limita essa articulação, causando grande frustração.
No caso da artrose na coluna, a lista de sintomas é similar a outros problemas locais, como a lombalgia, mas vale conhecê-los para levantar suspeitas e poder buscar auxílio especializado. Confira:
- Dor na coluna;
- Extensão da dor para o pescoço, os ombros, os quadris e até os glúteos;
- Dormência e formigamento nos membros;
- Rigidez e estalos nas articulações;
- Limitação dos movimentos.
É possível prevenir?
Sim, a artrose na coluna pode ser tratada e, inclusive, evitada por meio de manobras preventivas.
Mesmo que o processo em si tenha início de forma natural, você pode tornar essa evolução mais lenta e menos passível de riscos à medida que você envelhece.
E o primeiro deles tem a ver com a prática de exercícios físicos. Isso ajuda a alongar os membros e a promover sua qualidade de vida, mas veja só o ponto de atenção: cuidado com a sobrecarga e com a movimentação errada dos membros, ao realizar as atividades.
Como vimos, esse tipo de atitude pode causar problemas sérios à coluna.
A boa postura, no dia a dia, também é determinante para evitar lesões e fortalecer a musculatura. Além da manutenção de uma alimentação saudável, considerando que o sobrepeso pode causar carga excessiva tanto na cervical quanto na lombar. E, gradativamente, pode causar um processo inflamatório.
Busque por um especialista!
Com base em tudo o que discutimos aqui, deve ter ficado claro que uma dor nas costas pode ter múltiplos significados, causas e sintomas, certo?
Daí, a importância em cuidar mais da própria saúde, para prevenir-se contra essas condições limitantes, e em saber como identificar os primeiros sinais de problemas.
E por ser uma condição com diversas interpretações, o auxílio profissional de especialistas se faz necessário — tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento.
Por isso, caso você conviva com dores nas costas e suspeite de sofrer de artrose na coluna ou qualquer outra condição na região,
marque uma consulta conosco para que possamos fazer uma avaliação!