Dr. Fernando Flores é médico ortopedista referência em cirurgia da coluna vertebral, com mais de uma década de experiência, expoente na área de cirurgia minimamente invasiva e cirurgia endoscópica da coluna.
Realizou Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de São Paulo e Especialização em Cirurgia da Coluna na USP.
Atua na área assistencial e de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento da cirurgia de coluna no Brasil e no Mundo. É autor de diversas publicações científicas, abrangendo artigos em revistas indexadas, capítulos de livros e seminários de formação acadêmica e de residência médica.
É médico do Grupo de Coluna do Hospital das Clínicas da USP e Médico do Núcleo de Coluna do Hospital Sírio-Libanês. Além de operar seus próprios pacientes nos hospitais mais conceituados de São Paulo, Dr Fernando ainda capacita colegas em diversas cirurgias endoscópicas, por ser uma técnica inovadora , na qual poucos médicos possuem expertise
Você sabe quais são os principais sintomas da artrose na coluna?
A patologia causa
desgastes na cartilagem da região, além da degeneração nas articulações. Como consequência das ações, o paciente pode ter a mobilidade progressivamente reduzida. Em quadros específicos,
dores lombares também são sentidas.
Apesar de ser uma condição comum, ela ainda é alvo de desconhecimento popular que causam medo nos indivíduos diagnosticados com essa condição. Nesse cenário, diversas dúvidas costumam surgir. Quais os tratamentos disponíveis para a artrose na coluna? E os sintomas?
Para te ajudar a sanar essas e outras questões, separamos neste artigo os principais pontos que você deve saber sobre o tema. Boa leitura!
Antes de qualquer coisa, precisamos compreender o que é artrose. Como já falado na introdução, essa é uma condição caracterizada pelo desgaste das cartilagens que revestem nossas articulações.
Normalmente, a doença é recorrente em pessoas com mais de 50 anos de idade, devido ao processo de envelhecimento natural que causa o
enfraquecimento dos ossos.
Apesar de ser comum, é fundamental que o paciente acompanhe seu desenvolvimento de perto, buscando tratamento
assim que identificar os primeiros sintomas.
Nas primeiras fases, muitas pacientes não notam os sintomas. Ou seja, falamos de uma patologia com características silenciosas, o que pode acabar dificultando o diagnóstico precoce.
No entanto, à medida que o quadro evolui, a pessoa conseguirá
perceber alguns sinais. Os principais são:
O tratamento para a artrose na coluna pode ser feito de duas maneiras: por meio de métodos clínicos ou, em último caso, cirúrgicos. Abaixo, destacamos algumas características específicas dos grupos citados. Confira!
Os tratamentos clínicos são realizados de forma ostensiva, sempre supervisionados por profissionais.
Normalmente, o primeiro passo costuma ser a
administração de medicamentos, como analgésicos, anti-inflamatórios e infiltrações com corticóides para minimizar os quadros de dor.
Em paralelo a isso, o paciente também poderá participar de sessões de fisioterapia diariamente. Esse processo, além de diminuir o desconforto causado pela artrose, também fortalecerá
os músculos atingidos pela doença, promovendo melhorias nas articulações e movimentos. Outros procedimentos, como acupuntura, também podem ajudar.
A cirurgia mais utilizada para essa finalidade é a aplicação de uma prótese que busca substituir a articulação atingida. Essa é uma opção que os médicos costumam recorrer em último caso, quando o indivíduo apresenta sintomas muito evoluídos.
Veja abaixo algumas alternativas de cirurgia para artrose da coluna:
O primeiro passo para o diagnóstico está na avaliação do médico. Nessa consulta, o profissional irá checar o histórico do paciente, além de realizar exames físicos que possam revelar dores, sensibilidade ou dificuldade nos movimentos.
Caso esse contato inicial tenha mostrado algum possível problema indicando a patologia, o exame mais requisitado para o diagnóstico
é o raio-x. A ressonância magnética e tomografia computadorizada também podem identificar a patologia.
Além disso, o especialista pode solicitar exames laboratoriais com o intuito de descartar outros quadros, como a artrite reumatóide.
Caso você tenha notado algum destes sintomas, recomendamos que busque imediatamente o auxílio de um especialista em ortopedia. Somente esse profissional contará com o know-how necessário para te acompanhar e indicar os melhores tratamentos para o seu caso específico.
Lembramos que a artrose é uma doença que deve ser cuidada de maneira individualizada. Cada paciente conta com suas características próprias. Portanto, contar com um médico que compreenda esse ponto
é fundamental para o sucesso do tratamento.
Gostou do artigo? No
blog do Dr. Fernando Flores, você encontra um rico acervo de postagens sobre
ortopedia e saúde de maneira geral. Acompanhe nossos conteúdos e agende sua consulta
nesse link!
"Foi o melhor médico que cuidou de mim. Dr. Fernando me salvou de ficar paraplégica, eu sentia dores muito fortes que impossibilitavam minha funcionalidade.
Hoje estou fazendo todas as atividades que não fazia... Obrigada, Dr. Fernando!"
- S.H.M. de A. via Instagram
"Fiquei muito feliz com a cirurgia e só tenho a agradecer a esse excelente médico e sua excelente equipe."
- K.U. via Instagram
"Deus abençoe grandemente, Doutor, pela linda cirurgia que você fez. Minha mãe está bem, sem dores e eu não tenho palavras para agradecer."
- B.S.S. via Instagram
Instituto Flores
R. Barata Ribeiro, 142
Bela Vista, São Paulo - SP
Núcleo de Coluna - Hospital Sírio-Libanês
Rua Dona Adma Jafet, 91
Bela Vista, São Paulo - SP
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato assim que possível.
Parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Responsável Técnico: Dr. Fernando Flores | CRM-SP: 153.076
Desenvolvido por Future Marketing Médico.