Dr. Fernando Flores é médico ortopedista referência em cirurgia da coluna vertebral, com mais de uma década de experiência, expoente na área de cirurgia minimamente invasiva e cirurgia endoscópica da coluna.
Realizou Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de São Paulo e Especialização em Cirurgia da Coluna na USP.
Atua na área assistencial e de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento da cirurgia de coluna no Brasil e no Mundo. É autor de diversas publicações científicas, abrangendo artigos em revistas indexadas, capítulos de livros e seminários de formação acadêmica e de residência médica.
É médico do Grupo de Coluna do Hospital das Clínicas da USP e Médico do Núcleo de Coluna do Hospital Sírio-Libanês. Além de operar seus próprios pacientes nos hospitais mais conceituados de São Paulo, Dr Fernando ainda capacita colegas em diversas cirurgias endoscópicas, por ser uma técnica inovadora , na qual poucos médicos possuem expertise
Você sabe quais são as principais causas da escoliose?
O quadro é uma condição caracterizada por uma
curvatura na região da coluna, que pode se direcionar para qualquer um dos lados do tronco, dependendo da rotação das vértebras.
O problema é considerado uma modificação anormal da região. Assim, a patologia pode ser observada com um
simples olhar aguçado para as costas da pessoa.
No entanto, um paciente que recebe esse diagnóstico pode ficar com diversas dúvidas sobre o assunto: afinal, como é o tratamento? E sua prevenção? Quais as principais causas da escoliose?
Para responder essas e outras perguntas recorrentes sobre o tema, preparamos esse artigo para você. Siga a leitura!
Vamos começar respondendo à questão principal do artigo. A causa da maioria dos casos de escoliose é idiopática. Em outras palavras, a doença ainda não conta com uma origem conhecida pela medicina. Entretanto, em quadros que permitem a identificação da raiz do problema, podemos destacar os seguintes fatores para ocasionar a patologia:
Diferente do que muitas pessoas acreditam, andar com bolsas e mochilas pesadas
não é um fator que desencadeia a condição.
Existem algumas maneiras de prevenir (ou minimizar, caso você já tenha recebido o diagnóstico) o surgimento da escoliose. Abaixo, separamos algumas pequenas modificações no cotidiano que são providenciais para evitar o desenvolvimento do quadro:
Agora que compreendemos as causas da escoliose, talvez você esteja se perguntando sobre o diagnóstico. Como ele é realizado?
Na primeira parte da avaliação, o paciente costuma notar modificações na sua coluna. Os sintomas mais comuns são:
Após perceber esses sintomas, o indicado é que o indivíduo procure um ortopedista. Geralmente, esses médicos detectam um quadro de escoliose com o auxílio de exames, testes clínicos e radiografia, como:
O tipo de tratamento mais adequado depende de diversos fatores, como causa, posição e gravidade. Destacamos que o tamanho da curvatura é proporcional com a possibilidade dela piorar após a fase de crescimento ser interrompida.
Confira abaixo o método de tratamento mais recomendado para cada quadro:
Por fim, destacamos novamente a importância de contar com a presença de um ortopedista. Somente esse profissional terá a experiência necessária para analisar as causas da escoliose e te direcionar para o melhor tipo de tratamento para o seu caso específico.
Devemos ressaltar também que cada quadro conta com suas características específicas. Estamos falando de uma condição que não segue um determinado padrão.
Portanto, o seu caso certamente será diferente de um conhecido que também desenvolveu escoliose. Ou seja:
o tratamento individualizado é fundamental.
Gostou do conteúdo? Para mais posts como esse,
confira o nosso blog! E caso necessite contar com um ortopedista especialista na região da coluna, entre em contato com o Dr. Fernando Flores e
marque sua consulta!
"Foi o melhor médico que cuidou de mim. Dr. Fernando me salvou de ficar paraplégica, eu sentia dores muito fortes que impossibilitavam minha funcionalidade.
Hoje estou fazendo todas as atividades que não fazia... Obrigada, Dr. Fernando!"
- S.H.M. de A. via Instagram
"Fiquei muito feliz com a cirurgia e só tenho a agradecer a esse excelente médico e sua excelente equipe."
- K.U. via Instagram
"Deus abençoe grandemente, Doutor, pela linda cirurgia que você fez. Minha mãe está bem, sem dores e eu não tenho palavras para agradecer."
- B.S.S. via Instagram
Instituto Flores
R. Barata Ribeiro, 142
Bela Vista, São Paulo - SP
Núcleo de Coluna - Hospital Sírio-Libanês
Rua Dona Adma Jafet, 91
Bela Vista, São Paulo - SP
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato assim que possível.
Parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Responsável Técnico: Dr. Fernando Flores | CRM-SP: 153.076
Desenvolvido por Future Marketing Médico.