Como é feito o tratamento para cervicalgia? Qual médico buscar?
O tratamento para cervicalgia é um assunto que pode trazer uma série de dúvidas aos pacientes que acabaram de receber o diagnóstico da condição.
Afinal, apesar de ser um quadro comum (segundo a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, anualmente o problema
afeta entre 30% a 50% da população geral), muitas pessoas ainda
não conhecem as suas características.
Considerando esse contexto, é comum o surgimento de dúvidas sobre a patologia, seus tipos de tratamento, se existe a necessidade de cirurgia e etc.
Nesse artigo, vamos responder esses e outros questionamentos sobre o tema para seu melhor entendimento.
Siga a leitura e saiba mais!
Quais os principais sintomas da cervicalgia?
Antes de prosseguirmos para o foco do artigo, é importante reforçarmos brevemente algumas informações sobre o quadro.
A
cervicalgia
é uma condição que pode acometer toda a região da coluna cervical, sendo caracterizada por lesões, inflamações, rigidez na musculatura e qualquer anormalidade que cause desconforto no pescoço do paciente.
.
Dentre os sintomas mais comuns, podemos citar:
- Dor no pescoço que se intensifica quando a cabeça permanece parada por longos períodos;
- Tensão muscular (que pode ser acompanhada por espasmos);
- Dificuldade de movimentação da região;
- Dores de cabeça.
Como é feito o tratamento para cervicalgia?
A boa notícia é que existem alguns métodos de tratamento para cervicalgia que solucionam o problema, desde os mais simples até os cirúrgicos.
Abaixo, vamos detalhar pontos importantes sobre os tipos mais comuns. Veja!
Mudanças no estilo de vida
Em quadros mais simples, os médicos costumam indicar repouso relativo, que é basicamente evitar esforços e movimentos repetitivos, além do descanso da região dolorida.
Mudanças no dia a dia também podem ser recomendadas, como utilização de colchões e travesseiros anatômicos e a prática de exercícios físicos sem impacto, e alongamento da região.
Fisioterapia e terapias alternativas
Na grande parcela dos casos, o tratamento para cervicalgia é realizado através da fisioterapia.
Esse é um método que tem como principal objetivo
fortalecer a biomecânica e funcionalidade das estruturas afetadas. Assim, o movimento da região é restaurado de maneira indolor para o sistema musculoesquelético postural.
Ainda nessa área, terapias alternativas também mostram eficiência no controle do incômodo, como:
- Acupuntura: procedimento baseado em estímulos intramusculares através das terminações nervosas da pele. O alívio da dor proporcionado por esse método vem de um efeito neural analgésico.
- Colar cervical: em condições específicas, o colar pode imobilizar temporariamente a região, evitando a realização de esforços nocivos para a cervical;
- Massagem: massagear o local estimula a circulação do sangue, gerando o relaxamento depois de movimentos que ocasionam sobrecarga.
Medicações
A administração de medicamentos também é um método bastante útil. No entanto, destacamos que esse procedimento não soluciona a condição, somente alivia a dor. Normalmente, as seguintes medicações são prescritas:
- Analgésicos: analgésicos simples costumam ser receitados. Dependendo do caso, da gravidade, da idade e da tolerância do paciente, analgésicos opióides podem ser uma opção;
- Anti-inflamatórios: anti-inflamatórios são alternativas comuns para o alívio de dores agudas, mais fortes. No entanto, destacamos que essas medicações devem ser administradas somente com um intervalo limitado de tempo. Além disso, existem diversas restrições para esse tratamento, como o uso em idosos e pacientes com comorbidades cardíacas, renais ou gástricas. Ou seja, somente um especialista poderá receitar;
- Relaxantes musculares: por fim, quando o paciente apresenta muitos espasmos, os relaxantes musculares costumam ser receitados.
Alongamentos e ioga
A ioga costuma ser uma excelente aliada para aliviar os sintomas de dores na região cervical. Os movimentos dessa atividade ajudarão a exercitar o local afetado de maneira sutil, sem impactos que possam vir a piorar o quadro.
Os alongamentos durante o dia também mostram eficácia, principalmente pelo fato de que você mesmo pode fazer sem auxílio de um profissional ao lado.
Lembre-se que em um caso de cervicalgia, permanecer muito tempo parado na mesma posição pode
potencializar o incômodo.
Por isso, a cada 30 minutos, mexa lentamente o pescoço para cima e para baixo, de modo que ele se alongue sem machucar.
Cirurgia
A maioria dos casos desta condição é solucionado com o auxílio dos métodos indicados acima. No entanto, quando estes tratamentos não apresentam os resultados desejados, procedimentos cirúrgicos podem ser opções.
Mas lembre-se de que essa questão deve ser tratada com um especialista na área que irá avaliar seu quadro.
Quando buscar ajuda médica?
Caso o paciente, mesmo após a primeira consulta com o médico, perceba que os sintomas da cervicalgia não estão se atenuando, o mais recomendado é que ele procure um ortopedista especialista em coluna.
Esse profissional é o responsável por diagnosticar e tratar problemas na coluna, ou seja, poderá indicar
o melhor tipo de tratamento para cervicalgia levando em consideração o seu quadro específico.
Marque sua consulta!
Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog para mais posts como esse! E caso surja a necessidade de realizar uma segunda consulta para examinar o seu caso, conte com o Dr. Fernando Flores!
O Dr. Fernando Flores é médico ortopedista referência em cirurgia da coluna vertebral, com mais de uma década de experiência, expoente na área de cirurgia minimamente invasiva e cirurgia endoscópica.
Acesse esse link
e marque já sua consulta!